Cocoricó (2º piloto)
Estado da mídia | Parcialmente encontrada |
Cocoricó é um seriado de televisão infantil brasileiro produzido e exibido pela TV Cultura, cuja estreia ocorreu no dia 1º de abril de 1996[1].
Em 2001, o Cocoricó original de 1996 (que exibia diversos desenhos, como Sam, o Bombeiro e Bob, o Construtor) foi cancelado, pois grande parte de seu elenco foi trabalhar na série Ilha Rá-Tim-Bum. O Ilha foi um fracasso e foi imediatamente cancelado. Em 2002, a TV Cultura decidiu renovar a grade infantil, trazendo de volta um programa que eles tinham parado de produzir, sendo os dois finalistas Cocoricó e X-Tudo, mas Cocoricó acabou sendo o escolhido.
Fernando Gomes (que manipulava o Júlio) foi escolhido para dirigir. Fernando resolveu reinventar o programa do zero, dando um realismo que o Cocoricó nunca teve antes. Um dos planos era gravar tudo com uma única câmera (o Cocoricó original era gravado com 4 câmeras diferentes, deixando parecer que tudo era um teatro de fantoches).
A TV Cultura acabou não gostando da ideia, mas depois de algumas reuniões, eles chegaram em um consenso: Fernando teria um tempo limitado para montar um piloto, demonstrando este estilo de direção.
Como alguns roteiros de episódios já estavam prontos, Fernando pegou partes de roteiros (mais especificamente esquetes) e juntou tudo em um único episódio, assim terminando as gravações do piloto em dezembro de 2002. O piloto foi bem sucedido e a nova versão de Cocoricó estreou na TV Cultura no ano seguinte, em 2003.
Disponibilidade
Várias esquetes gravadas para o piloto não foram ao ar, a maioria foi regravada em 2003. Muitas poucas coisas deste piloto sobreviveram. O que está disponível desse piloto são trechos minúsculos que foram usados em um vídeo promocional em 2003 (feito com o intuito de vender o programa para outros países), e prints que foram usados para divulgação.