Domingo Legal - Gugu no Carandiru
Esta página envolve conteúdo perturbador. |
---|
Screenshot da primeira parte do programa | |
Estado da mídia | Parcialmente perdida |
Domingo Legal é um programa de auditório brasileiro exibido pelo SBT. Estreou em 17 de janeiro de 1993 sob o comando de Gugu Liberato. Atualmente é apresentado por Celso Portiolli, que também é diretor-geral, com direção de Rubens Gargalaca Jr.[1]
Em 2002, o Carandiru foi desativado e implodido, dando lugar ao Parque da Juventude e à Biblioteca de São Paulo. No entanto, antes do presídio deixar de existir, Gugu aproveitou a oportunidade para levar a sensitiva Socorro Leite e fazer uma "limpeza" no local. Explorando as celas, os corredores e os pátios, o apresentador não deixou de mostrar nenhum ponto da antiga penitenciária, enquanto a sensitiva se assustava e chorava com os espíritos que afirmava habitarem o lugar. Socorro estava com medo de ir e Gugu pedia que ela continuasse, pois era importante mostrar toda a área para os telespectadores.
Em uma das cenas, a mulher afirmou que havia elevadores no Carandiru. Ao descobrir sua localização, Socorro começou a chorar e falar para os espíritos que ela não estava lá para fazer mal, e sim para ajudar aquelas almas sofridas. As paredes que cobriam as portas dos elevadores foram derrubadas e Socorro chorava enquanto jogava sal e borrifava um líquido especial, pedindo que “aqueles que estavam ali fossem embora, ficassem em paz e liberassem a área. Gugu apenas observava, de forma séria, e até comentando com um segurança “muita gente caiu aqui, né?”.
A visita ao Carandiru, que durou mais de um domingo, era exibida no fim do programa. As imagens dos corpos dos presos mortos no massacre e as músicas do Racionais MC’s como trilha sonora são a prova de que tudo era válido na guerra pela audiência dos domingos. O resultado deu certo e o Domingo Legal chegou a liderar o Ibope durante a exibição do quadro.[2]
Disponibilidade
Durante muito tempo, apenas existiam poucas imagens e relatos dos programas. Mas em 07 de novembro de 2021, o canal "Vídeo CaCelso" postou a segunda parte de Gugu no Carandiru[3]. Em 22 de janeiro de 2023, no especial de 30 anos do Domingo Legal, foi mostrado alguns trechos da primeira parte de Gugu no Carandiru. O SBT falou que em 30 domingos, serão mostrados 30 programas da história do Domingo Legal, o que dá esperanças que Gugu no Carandiru, seja exibido em algum desses domingos.
Galeria
Imagens
-
Trechos de Gugu no Carandiru nos 30 anos do Domingo Legal 1/3
-
Trechos de Gugu no Carandiru nos 30 anos do Domingo Legal 2/3
-
Trechos de Gugu no Carandiru nos 30 anos do Domingo Legal 3/3