Nirvana (Ao Vivo em São Paulo)

De Lost Media Brasil
Ir para navegação Ir para pesquisar
Nirvana (Ao Vivo em São Paulo)

Jornal da época falando sobre o show
Estado da mídia Parcialmente perdida

Nirvana é uma banda norte-americana de rock, pertencente ao movimento grunge, que esteve em atividade entre 1987 e 1994. A formação mais famosa contou com Kurt Cobain (vocal e guitarra), Krist Novoselic (baixo) e Dave Grohl (bateria). A banda lançou três álbuns (Bleach, Nevermind e In Utero) e foi encerrada após a morte do vocalista.

Em 1993, o festival brasileiro Hollywood Rock (idealizado pelo cigarro de mesmo nome) tinha como uma de suas atrações a banda, que faria dois shows: um em São Paulo, no estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) e outro no Rio de Janeiro, na Praça da Apoteose[1].

O primeiro deles se tornou notável por ser considerado um dos piores da história do grupo, com inúmeros momentos de descaso e grosseria.

O Show

A apresentação, desde seu início, foi extremamente controversa. Feito para mais de 100 mil pessoas (alegadamente o maior público da história da banda) e sendo considerado um grande evento, ele foi tratado pelo grupo como um show qualquer. Quem assumiu a culpa por isso foi João Gordo, vocalista do Ratos de Porão e intermediário do evento, que afirmou para eles que ele seria patrocinado para uma marca de cigarros[2], dando espaço para uma apresentação bagunçada e sem regras, com espaço para obscenidades.

Durante a performance, a banda se alternou entre os instrumentos, tocou de forma desafinada covers de diversas bandas e causou uma insatisfação enorme no público. Flea, baixista do Red Hot Chilli Peppers, tocou Smells Like Teen Spirit em um trompete.

O show, porém, marcou a primeira apresentação ao vivo de Heart-Shaped Box e Scentless Apprentice[3], além de ser a primeira vez que o riff de Milk It foi tocado.

Durante a performance, Krist abandonou o palco, só retornando por causa de questões contratuais, e Kurt tocou uma versão alternativa, com uma letra totalmente alterada e jocosa, de Something in The Way[4].

Disponibilidade

O show possui gravações profissionais feitas pela Rede Globo e TV Cultura, além de alguns pequenos clipes exibidos pela MTV Brasil e pelo programa Fantástico[5]. No entanto, mesmo juntado todos os registros disponíveis, uma parte dele ainda está perdido.

Ao todo, cerca de 1 hora do show está disponível, com algumas músicas completas, outras incompletas e outras totalmente perdidas.

Referências

Ligações Externas