Operação 6 (KND)

De Lost Media Brasil
Ir para navegação Ir para pesquisar
Operação 6 (KND)

O DVD recebido pela ganhadora, acompanhado da sua personagem
Estado da mídia Perdida

KND: A Turma do Bairro (Codename: Kids Next Door no original) é uma série animada estadunidense criada por Tom Warburton (também conhecido como Mr. Warburton) para o Cartoon Network, que estreou como um curta piloto vencedor da 2ª edição do concurso The Big Pick exibido no bloco Cartoon Cartoon Fridays em 2001 e depois como uma série oficial em 6 de dezembro de 2002. Na série, cinco crianças (que usam codinomes como "Número 1", "Número 2", etc...) formam um grupo de resistência contra a tirania dos adultos.[1]

No Brasil, a série estreou em 5 de setembro de 2003 pelo Cartoon Network,[2] gerando um grande sucesso. No ano seguinte, em 2004, estreou na TV aberta como parte das estreias de novos desenhos do Bom Dia & Cia do SBT, nas férias escolares de julho daquele ano, trazendo outros desenhos inéditos no programa como Baby Looney Tunes e Projeto Zeta.[3][4] Foi também exibido pelo Tooncast e está atualmente disponível no catálogo da plataforma de streaming Max (anteriormente chamada de HBO Max).

O Concurso

Entre 27 de agosto e 26 de setembro de 2004, foi realizado, apenas no Brasil e na América Latina,[5] um concurso para definir a criança que ocuparia o cargo de "número 6", com a ganhadora sendo uma garota de 11 anos chamada Sâmela Roberta Hidalgo.

Patrocinado pelas marcas Kellog's, Bical e Bob's, o concurso tinha o objetivo de premiar a criança com uma representação dela como uma personagem da série, a qual seria apresentada em vinhetas especiais exibidas em meio a programação comum do canal. Além disso, ela também receberia um DVD contendo a vinheta, um aparelho para tocar o disco e um "kit com todo o equipamento necessário para se tornar uma verdadeira espiã profissional".[6]

O evento foi realizado no site da emissora e formulários podiam ser enviados até o dia 26 de setembro.[7] Também era possível fazer a inscrição através dos correios, sendo recebidas até o dia 1 de outubro.

No formulário de inscrição, os candidatos deveriam responder, em menos 50 de palavras, as seguintes perguntas: “Que habilidades especiais podem fazer de você o personagem número 6 da A Turma do Bairro?” e “se você fosse o personagem número 6, qual seria o seu dispositivo caseiro de defesa favorito?”. E, de acordo com o regulamento do concurso:

Os ganhadores serão selecionados entre todas as inscrições válidas recebidas. A seleção será regida com base a uma contagem de pontos composta de acordo ao critério a seguir: criatividade (50%) e capacidade de expressão levando-se em conta a idade de cada participante (50%). Em caso de empate, o participante com a contagem de pontos mais alta no primeiro critério de avaliação – criatividade - será selecionado. Se dois ou mais participantes permanecerem empatados após a primeira tentativa de desempate, o participante com a contagem de pontos mais alta no segundo critério de avaliação - capacidade de expressao levando-se em conta a idade de cada participante - será selecionado. Os ganhadores serão selecionados por um grupo de juizes designados pela Promotora no dia 6 de outubro de 2004 em Miami, Flórida, Estados Unidos da América.

A vencedora foi anunciada no dia 22 de outubro, às 19h, durante a estreia dos novos episódios da série.[8][9]

A Vencedora

Ao ser contatada pelo youtuber Lucasnauta, Sâmela contou que os itens foram devidamente recebidos e estavam em sua posse até hoje. Entretanto, o DVD foi danificado e, por isso, seu conteúdo não poderia mais ser recuperado.

Banner no site do Cartoon Network

Ela ainda deu mais informações sobre a inscrição, dizendo que era possível responder perguntas sobre a personalidade e apetrechos/poderes que seriam usados pela personagem.

Posteriormente, foi avisada que havia ganhado e, dias após enviar uma foto sua (para o visual da personagem) recebeu a recompensa em sua casa.[10]

O segundo lugar no concurso, a youtuber Sarah Lima, conhecida como aNIMA Lima, também recebeu o kit de espião e enviou fotos do mesmo.

Disponibilidade

Até o momento, nenhum conteúdo visual, além da foto do DVD (postado pela própria Sâmela em seu Twitter' - atual X), ressurgiu na internet. Entretanto, apesar da indisponibilidade do DVD original, ainda é provável que gravações caseiras tenham registrado o comercial, visto que ele era exibido recorrentemente.

A página do concurso no site brasileiro do Cartoon Network foi salva pelo Wayback Machine, porém, de forma errada, fazendo com que o conteúdo principal não fosse salvo, portanto não há informações sobre o concurso em nenhuma das capturas.[11] Quando no esteve no ar, a animação poderia ser acessada através do dito site.

Referências