Xuxa Park - Incêndio no estúdio

De Lost Media Brasil
Ir para navegação Ir para pesquisar
Xuxa Park - Incêndio no estúdio

Logo do programa
Estado da mídia Parcialmente encontrada

Xuxa Park foi um programa infantil brasileiro apresentado por Xuxa Meneghel, dirigido por Marlene Mattos e exibido pela TV Globo de 4 de junho de 1994 até 6 de janeiro de 2001[1].

Marcou a volta da apresentadora ao público infantil, pois sua atração anterior, Programa Xuxa (1993), era mais dedicada a toda a família. Ocupando as manhãs de sábado, o programa reunia brincadeiras, números musicais e desenhos animados[1].

Incêndio

Na noite de 11 de janeiro de 2001, um incêndio causado por um curto-circuito impediu as gravações do último bloco do programa especial de carnaval, no estúdio F do Projac, deixando 26 pessoas feridas com queimaduras. Segundo as diversas testemunhas que estavam no estúdio, o pai de uma criança sofreu um infarto[1].

O fogo começou na aeronave do cenário que estava "fechada" por uma cúpula cheia de enfeites carnavalescos. Xuxa cantava seu maior hit Ilariê, antes de subir na aeronave e se despedir do público (a gravação do programa estava quase terminando). No refrão da música Dá um pulo, vai pra frente, as Paquitas, que estavam dançando atrás, já perceberam que algo de estranho estava acontecendo e algumas pararam de dançar[1].

Xuxa ouve avisos de seguranças e olhou para trás. Ela não percebeu, na aeronave, que estourou um clarão e os primeiros sinais de fumaça que dariam início ao incêndio. Esta parte do cenário era feita de plástico altamente inflamável e foi destruída pelo fogo em segundos[1].

Diversos sinais de fumaça se espalharam pelo cenário e um brigadista entrou correndo com um extintor de incêndio, o que praticamente não deu certo. E em minutos, o fogo se alastrou pelo estúdio. Nesse momento, ao olhar para trás, percebendo a movimentação e assustada, Xuxa gritou: "Vem, gente! Vem, gente!". Imediatamente, o público no estúdio saiu assustado correndo[1].

Disponibilidade

Apenas a própria parte do incêndio está disponível, o resto da gravação está perdida. Além disso, também existem reportagens sobre o incêndio na época em telejornais como o Jornal Nacional, o RJTV e o Jornal da Record.

Em fevereiro de 2024, o canal Xuxa Channel publicou uma breve série de algumas imagens inéditas sobre o ocorrido após o incêndio no YouTube. Série esta divida em duas partes.

Ligações Externas

Referências